segunda-feira, 27 de abril de 2015

"Web-Entrevista" com o guarda-redes Português/Angolano Carlos Fernandes

*por Andreas Elsenbach Roig
*edição: Lázaro Bentivoglio



PERFIL DO ATLETA:

Carlos Alberto Fernandes
Nacionalidade: Angola/Portugal
Nascimento: 08 de dezembro de 1979
Pé: Canhoto
Altura: 1,90
Peso: 86kg
Clubes:
Vilafranquense (POR)
Campomaiorense (POR)
Amora (POR)
Fc Felgueiras (POR)
BoaVista (POR)
Steaua Bucaresti (ROM)
Charlton Athletic (ING)
Foolad FC (IRÃ)
Rio Ave (POR)
Bucaspor (TUR)
Feirense (POR)
Moreirense (POR)






V.S.: Carlos, para ti que já jogou em vários países, qual campeonato foi o mais complicado?
Carlos: - O campeonato mais complicado onde eu já joguei foi no Irã por ter qualidade, mas muito físico e juntando a isso o calor “infernal” que se fazia;

V.S.: Sobre a Champions League de 2006/2007, pelo qual disputou jogando pelo Steaua Bucaresti, qual foi a sensação de entrar em campo e ouvir a tal famosa musica que emociona todos os atletas?
Carlos: - É uma sensação inexplicável jogar na champions, ouvir o hino sente-se um misto de sensações arrepiantes passando o filme da vida pela cabeça;

V.S.: Naquele ano (2006-2007), você jogou contra o Real Madrid, que contava com, Ronaldo, Beckham, Van Nistelrooy, Raúl,etc..., qual foi a sensação de jogar contra esses grandes craques?
Carlos: - Jogar contra os galácticos, como são apelidados, foi o realizar de um sonho onde aprendemos e desfrutamos do jogo com os melhores do mundo;

V.S.: Pensa em jogar algum dia no Brasil? Já Recebestes alguma sondagem de times Brasileiros?
Carlos: - Confesso que já foi um sonho sim pelo significado que o país tem a aproximação que há entre Portugal e Brasil podendo dizer 2 países irmãos, mas infelizmente ainda não surgiu oportunidade de poder jogar no Campeonato Brasileiro, no qual até me identifico pela emoção como é jogado o jogo, uma vez que eu amo jogar futebol e o ambiente de festa que os adeptos (torcedores) vivem o jogo não tem como não gostar;

V.S.: Antes de ter sido naturalizado Angolano, tinha alguma cogitação ou ate mesmo recebido algum convite para defender a seleção Portuguesa?
Carlos: - Eu joguei na seleção portuguesa até aos 24 anos onde realizei o último jogo pela equipa B antes do mundial 2006 no qual estava pré selecionado mas acabando por não ir na altura liderada pelo Mister Scolari, aconteceu a mesma coisa em 2009 com o Mister Carlos Queirós onde fiquei triste e de orgulho ferido, quando me foi proposto pelo Mister Manuel José representar a seleção angolana onde aceitei de imediato;

V.S.: Sobre sua condição atual, esta pronto para jogar?
Carlos: - Treino 2 vezes por dia todos os dias estando em perfeitas condições físicas e com os anos de futebol que tenho e me deu experiência, e muita maturidade posso dizer que estou pronto para jogar já amanhã;

V.S.: Recebestes propostas?
Carlos: - Tenho algumas propostas sim, mas efetivamente ainda não surgiu a proposta que me fizesse chegar a acordo porque eu sou movido por projetos com ambição e isso é que me move pelo amor que tenho em jogar futebol;

V.S.: O que acha dessa nova “safra” de guarda-redes de hoje, Neuer, Courtois, Sirigu, Hart, entre outros...?
Carlos: - Todos muito bons como está mais que provado e tendo tendência a apetecer cada vez mais por haver nos dias de hoje mais apoios e escolas para que haja uma base sustentável quando chegam a profissional;

V.S.: Tem algum goleiro específico que você se espelha?
Carlos: -  Identifico-me muito com o Higuita, Jorge Campos e o Rogério Ceni que é o vosso bem conhecido por ter um pouco de cada um deles;

V.S.: Por ser português, Vitor Baía e Ricardo são ídolos para muitos guarda-redes de seu país, para você também?
Carlos: - Posso dizer que tenho a felicidade de o Vitor Baía ser o meu amigo e o Ricardo, ter jogado contra ele por várias vezes e hoje em dia nos darmos bem por termos o Boavista como ligação, mas posso dizer, sem qualquer vergonha por ele ser meu amigo, mas o Vitor Baía sempre foi um ídolo para muitos e eu não fujo a regra, não só como futebolista mas também como homem;

V.S.: Para ti quem seria o melhor guarda-redes do Mundo no momento?
Carlos: - Uma pergunta um pouco injusta mas eu escolheria 2 com idades muito diferentes,o Buffon e o Neuer;


V.S.:Qual seus planos para o futuro?
Carlos: - Planos não tenho mas tenho o objetivo de chegar à marca do Van der Sar jogando ao mais alto nível e é para isso que trabalho todos os dias com a certeza que vou la chegar;

V.S.:Tenho você como ídolo deste os anos que jogava pelo Boavista e Steaua,  desde já acompanho sua trajetória no futebol, quero lhe agradecer por esta entrevista exclusiva para mim e as equipes “Versão Esportiva” e “WebRádio PalmeiraSports”, somos muito gratos a sua atenção, lhe desejando sorte no seu futuro, pois é um grande guarda redes, e tem muito a ajudar suas equipes ainda.
Carlos: - Eu é que agradeço o carinho todo e é isso que o futebol tem de bonito que é unir o Mundo fazendo pessoas desconhecidas conhecerem-se umas às outras dando oportunidade a amizade, quero deixar um grande abraço para toda a equipe e em especial para ti Andreas.






A Seguir, vídeo com lances do grande guarda redes Carlos:


Um comentário: